domingo, 7 de fevereiro de 2010

Formação continuada de educadores (Parte 1)

M.C. Escher_Drawing_Hands http://is.gd/7T6DB

Texto produzido no Curso de Coordenadoras de Creche liderado por Leila Arruda                                                                                                          
Por Regiane Montilha

Ao pensarmos em qualidade de educação devemos primeiramente pensarmos em qualidade de educadores.
Se acreditamos que a melhoria de mundo se dá através da educação, devemos acreditar que nossas crianças são os construtores desse mundo melhor. Primeira pergunta: A quem se atribui a responsabilidade de educar/ensinar essas crianças? (Guardem essa pergunta).
Diante da dinâmica proporcionada pelo mundo moderno, nossas crianças estão  sendo bombardeadas de informações tanto para coisas boas como para ruins.  Porque as questões que envolvem valores não tão esperados pela sociedade, tem encontrado guarida em tantos lares em tantos corações dos próprios adultos (pais e professores) postergando-se para as crianças?
Nesse mundo tão rápido em que estamos vivendo, é necessário um re-olhar para as questões educacionais, é necessário uma novidade de práticas para que as  questões que queremos passar para nossos alunos, sejam diferentes, interessantes, prazerosas, atrativas mas principalmente funcionais para a vida de cada indivíduo, é preciso que encontremos caminhos que tragam uma metodologia que possa competir e superar as questões não tão desejosas assim.
Procurando uma resposta a questão lançada em nossa introdução, (a quem se atribuí a responsabilidade de educar/ensinar essas crianças?) surge uma afirmativa apenas: aos adultos!
Pensemos, quem são esses adultos? São muitos adultos que trabalham de forma direta e indireta na educação das crianças, podemos elencar alguns: pais e outros familiares, amigos, vizinhos, padres, pastores, o tio da perua,  o motorista do ônibus, o tio da padaria, pipoqueiro, pais dos amigos, professores, funcionários da escola, do clube....
Sabemos que de forma direta temos os pais e os professores, foquemos agora no adulto que é nosso objeto de estudo: o professor.
O meu desafio é discorrer sobre o trabalho de coordenação e sua responsabilidade de proporcionar a formação continuada de seu grupo de professores.
O professor de hoje tem intrínseco dentro de si valores e crenças muito fortes, que foram adquiridas durante seu processo de vida, processo histórico muito longo e que o faz ser como é, com suas qualidades e defeitos. Partindo dessa realidade respeitando os diferentes pensamentos, valores, que cada professor trás diante de nós, inicia-se a formação continuada.(continua...)

Um comentário:

  1. O texto é ótimo para nós educadores tomarmos ciência de que temos de estar continuamente em estudo, acompanhando as discussões e descobertas, o que fará de nós professores abertos e flexíveis, prepardos para formar os indivíduos que a sociedade moderna exige. Parabéns pela matéria.

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