sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Sobre o fim das Escolas Especiais

(Passarinho que passou a vida na gaiola, muitas vezes não quer enfrentar os perigos da liberdade.)Fabio Adiron

Para que haja a inclusão nas escolas regulares, se faz necessário muitas adaptações, formação inicial e continuada de professores, quebra de paradigmas... enfim, o problema é que isso leva tempo! Muito tempo.
Usando a metáfora dos passarinhos... eles não sabem viver fora da gaiola, porque nunca experimentaram essa liberdade e agora se tiverem que sair, sofrerão muito.
Acredito sinceramente e com muita tristeza que alguém tem que pagar o preço! Estamos numa era de mudança e quem vai sofrer na pele essas "tentativas e erros e acertos" são os alunos de hoje. Nós como educadores conscientes, estamos lançando sementes! A questão da inclusão é uma página virada, já foi! O importante agora é: O que fazer com isso? Como fazer? Acredito que o resultado disso tudo nós não vamos ver, é pra outra geração. E repito com muita tristeza, porém com esperança para as futuras gerações: As pessoas que tem NEE hoje, pagarão o preço para que a geração vindoura possa simplesmente SER alunos! Assim, simples, naturalmente!
Acredito muito na Educação infantil e nos professores que formarão essas crianças. 
Por Regiane Montilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário