domingo, 7 de fevereiro de 2010

A rotina como ferramenta da observação, do olhar, do planejar...

http://is.gd/7T5mR

Texto produzido no curso de coordenadoras de Creche
                                                    Por Regiane Montilha

Diferentes olhares...

Como assim? Existe mais de um? Sim, existe isso eu já sabia! Agora por favor, me faça parar.... apenas essa palavra: PA-RAR! Parar para ver o que eu não vejo. Não vejo porque minha rotina não me permite. Parar para ANALISAR, REFLETIR, SONDAR, DESCOBRIR HIPÓTESES, SENTIR sobre o que vejo.
Percebo que a importância que dispenso a ouvir o outro é inútil se não houver a priori o desejo de ouvir, o desejo de observar, o desejo de aprender com o meu próximo. A observação é o que irá trazer mudanças significativas para minha  prática pedagógica.
Como conquistar esse tal de tempo para facilitar nossa vida?
Para esse tipo de pergunta nem sempre encontramos a resposta que nos cala ao coração, pois descobrimos que o tempo depende de nossa concepção. Quais os meus valores? O que eu espero do meu trabalho, do meu grupo? O que espero de mim?
O que tenho priorizado?
Questões como essas devem estar bem claras em nossa mente, pois desta forma poderemos nos organizar no tempo e no espaço, para que nossas tarefas não se limitem a apagar incêndios...

2 comentários:

  1. Oi Regiane, gostei muito do seu Blog. Este texto é perfeito. Se você permitir, gostaria de colocá-lo no meu Blog, cito seu nome e o link do seu Blog. Posso? Assim poderemos divulgar mais nossos Blogs e conseguir mais leitores.
    Beijos,
    Mariza

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariza, claro que pode, fico feliz que tenha gostado, pode divulgar sim.
    Abraços

    ResponderExcluir